Carta Proposta - Gestão Práxis



Carta Proposta

“Por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres” Rosa Luxemburgo.


PRÁXIS

Nós, da chapa PRÁXIS viemos nos apresentar como candidato para o Centro Acadêmico “Rosa Luxemburgo”, para a gestão 2012 – 2013 e apresentar nossas propostas de ação.
Escolhemos esse nome para a chapa, pois pretendemos fazer das nossas propostas, construções concretas de ações éticas e políticas interligadas à reflexão ideológica, a valorização das virtudes humanas, o respeito ao próximo e a própria razão, pois somente através de nossa reflexão autônoma e ética podemos conquistar um amadurecimento relevante e que possa ser instrumento de atuação na prática a fim de possibilitar conquistas e avanços para todos.
Procuramos desde já, uma melhor articulação entre os cursos desta unidade: História, Direito e Relações Internacionais, e também uma articulação com as demais universidades que oferecem o curso de Serviço Social, para que exista uma troca de informações sobre o movimento estudantil nacional.
Nossas propostas visam uma educação de qualidade, aumentando a participação em inúmeros espaços que apontem à melhoria da educação e nas campanhas dos movimentos sociais, que em sua essência busquem romper com o conservadorismo e as opressões presentes no cotidiano, almejando uma sociedade cada vez mais igualitária e justa. Desejamos uma Universidade livre do elitismo, racismo e homofobia, lutamos por uma UNIVERSIDADE POPULAR, laica, pública, de qualidade, democrática e que realmente a sociedade possa usufruí-la.
A chapa PRÁXIS, composta pelos estudantes do 1° e 2° Ano do Curso de Serviço Social e com apoio da gestão Nova Ação e tem como objetivo defender e orientar sua atuação pelos seguintes princípios:
- Aliança com os movimentos sociais da classe trabalhadora, fazendo-se presentes e apoiando suas lutas.
- Atuação do movimento estudantil ultrapassando os muros da universidade, colando-se a realidade dos grupos culturais, organizações dos bairros das comunidades e sindicatos da cidade.
- Luta pela abertura das portas da universidade para os trabalhadores de Franca, fazendo com que essas pessoas ocupem este espaço que é seu por direito.  
- Empenho na eliminação de todas as formas de preconceito, incentivando o respeito à diversidade, a participação de grupos socialmente discriminados e a discussão das diferenças.   
- Opção por uma atuação estudantil vinculada ao processo de construção de uma nova ordem societária, sem dominação/exploração de classe, etnia e gênero.
- Construção de uma universidade diversa, lutando contra qualquer forma de opressão (Racismo, Machismo, Homofobia, etc) em qualquer espaço que ela se expresse, desde atitudes individuais até festas como atual forma da Miss Bixo e Mister Bixete.
- Defesa intransigente dos direitos humanos e recusa do arbítrio e do autoritarismo, buscando participação democrática e paritária nos fóruns de decisão da universidade.
- Luta pela democratização do acesso a universidade e ampliação da permanência estudantil. 
- Articulação com os demais centros acadêmicos e grupos da universidade que partilhem dos nossos princípios.

Referências tiradas do Código de Ética do Assistente Social.


Propostas Conjuntas:
                
As presentes propostas foram formuladas através da articulação das chapas que compartilham dos mesmos princípios e que irá concorrer a gestão 2013 dos Centros Acadêmicos de História, Relações Internacionais e Direito; contudo houve propostas que foram suprimidas / alteradas, pois divergem das premissas do nosso código de ética.


Movimento Estudantil
è   Promover uma maior participação dos CA’s nas questões e acontecimentos que se envolvem com o M.E.
è   Fomentar o interesse e a participação, por parte dos alunos, no M.E. (RA’s, Assembleias de Campus, CEEUF, CEUF, encontros regionais, nacionais, ocupação de espaços no C.A.’s, D.A. e D.C.E., etc.) e a Representação Discente (Congregação; Conselho de Departamento; Conselho de Curso; Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária; Conselho de Administração e Desenvolvimento; Conselho Universitário, etc.) através de trabalhos de base, como promover uma Jornada Inaugural Integrada (a qual seria organizada por todos os CA’s e formada por palestras de apresentação e explicação do M.E. e da estrutura de Representação discente na UNESP).
è   Programar sabatinas e debates antes das eleições dos CA’s e providenciar apoio técnico à gestão subsequente.

Cultura e Entretenimento
è   Garantir eventos culturais periódicos no campus abertos, inclusive, à comunidade (exemplos: filmes, apresentações de dança, música e teatro, etc.).
è   Promover campeonatos esportivos do campus estimulando a prática de esportes variados.
è   Buscar a realização de uma “Semana Do Livro” não institucional organizada conjuntamente por todas as entidades e aberta à comunidade, apresentando obras de alunos, professores e membros da sociedade em geral, de forma a fomentar a leitura.
è   Apoio técnico à realização de festas anuais que não divergem aos nossos princípios e que não tenham um caráter opressor.

 Política Externa

è   Apoio técnico às estruturações formais, conforme as necessidades dos CA’s e do DA (registro de estatuto).
è   Reuniões periódicas junto aos demais CA’s para a fiscalização das atividades do DA e definição de estratégias conjuntas.
  
Representação Discente

è   Os CA’s se propõem a se reunir periodicamente com os RD’s para discutir os assuntos tratados nos Órgãos Colegiados da UNESP, de forma a estruturar uma linha de ação comum.

Estrutura do Campus e Serviços
è   Solicitar a instalação de sensores de luz para os banheiros, o que acarretaria na redução de gastos em eletricidade podendo, assim, investir tal verba em outras áreas do campus.
è   Estudar a possibilidade de instalação de caixas eletrônicos de diversos bancos ou de um do tipo “Banco 24 Horas” (o qual atende a múltiplas instituições financeiras).
è   Exigir melhorias contundentes na iluminação do campus interna e externamente, de modo a aumentar a segurança (por exemplo, mais postes de luz e lâmpadas de LED nos postes).
è   Solicitar melhorias básicas como: maior arborização do campus, colocação de mais bancos, incremento da acessibilidade, entre outras.
è   Reclamar o direito de estacionar dentro do campus aos alunos e a expansão da cerca do campus de forma que esta abarque o atual estacionamento externo.
è    Aumentar a disponibilidade de utilização dos ônibus e carros da UNESP (a qual é permitida apenas uma vez por ano a cada entidade).
è   Solicitar melhorias na estrutura necessária para a prática desportiva como: reforma total na quadra, construção de outra quadra poliesportiva no campus, instalação de vestiários com chuveiros, ampliação da academia.
è   Criar um projeto de prática esportiva e combate ao sedentarismo, contando com o apoio dos profissionais da Sessão Técnica de Saúde.
è   Requerer a ampliação do horário de atendimento e de funcionários da Seção Técnica de Saúde e um maior número de opções de medicamentos.
è   Cobrar e fiscalizar a construção de um espaço apropriado dentro do campus para os grupos de extensão.
 
Permanência Estudantil

è   Apoio à Comissão de Moradia na busca de autogestão, da ampliação de vagas (no mínimo 10% dos alunos do campus) e da construção de um novo projeto de Moradia (o qual contemple as necessidades expostas pelos alunos).
è   Busca pela garantia dos direitos sociais dos intercambistas que não possuem um nível socioeconômico suficiente para a sua permanência de qualidade (como, por exemplo, direito a bolsas e Moradia Estudantil).
è   Requerer a ampliação do horário de funcionamento da Creche da UNESP, aumentando as vagas para todos os funcionários, inclusive aos terceirizados.
è   Reclamar aumento na quantidade e no valor de Auxílios Aluguel para os estudantes não contemplados pela Moradia Estudantil.
è   Movimentação contra o aumento injustificado do preço do R.U. e a terceirização do Restaurante.
è   Solicitar a revisão do sistema de vendas do R.U., de modo a equiparar-se aos implantados em outros campi da UNESP, além da USP, UNICAMP, etc.
è   Exigir a revisão do cardápio do R.U., de forma a este contemplar os estudantes vegetarianos e, também, estabelecer uma refeição realmente balanceada.


Propostas para o Curso de Serviço Social

Comunicação:

            Primeiramente, procuramos que a chapa tenha uma articulação com a totalidade dos discentes. Sendo assim, queremos dar continuidade ao grupo de e-mail dos alunos do curso, para que exista uma comunicação entre todos os anos; visto que isso ajuda na articulação e, principalmente, nas discussões sobre temas pertinentes ao curso.
- Disponibilização das Atas e repasses das Assembleias e Reuniões Administrativas, nas redes sociais, por meio de panfletagens, postagens nos grupos e e-mails.
- Comunicações visuais em murais nos corredores e nas salas de aula, dar continuidade ao mural do CASS. Plantões de dúvida do Curso, estabelecer diálogos com docentes e discentes da Pós Graduação.
- Manutenção atual do blog do centro acadêmico “Rosa Luxemburgo”, onde disponibilizaremos: boletins informativos sobre as finanças do CASS e sobre eventos.
- Vamos dedicar um espaço para que os alun@s interessados em escrever algo, pertinente ao nosso curso, possa se expressar.
- Confecção de um calendário do CASS,

Formação Político – Profissional (Análise de conjuntura)

- Realização da Semana do Calouro: Uma semana Unificada e uma de Serviço Social.
- Debates pertinentes ao curso e extracurricular, juntamente com formação para os encontros do MESS.
- Cine debate: Assuntos pertinentes a realidade atual do Serviço Social, com relação aos temas atuais, debates sobre as festas que divergem com os nossos princípios, continuidade as festas das máscaras
- Participação em Encontros como: ENCONTROS DO MESS, ERESS, ENESS, PER, PEN etc.
 
Movimentos sociais, cultura e opressões:

- Busca por um maior contato e apoio aos movimentos sociais que estão de acordo com os nossos princípios e que visem a garantia e acessibilidade dos direitos humanos.
- Promover manifestações culturais dentro do campus, intervenções culturais como: apresentações livres, artísticas e que visem pluralidade e diversidade.
- Confecção de jornais/ informes sobre as questões culturais, movimentos sociais e opressões em conjunto com as outras entidades.
- Articulação com a ENESSO e acampar suas bandeiras de luta.

Universidade:

- Fomentar o debate sobre a questão negra e as cotas raciais e sociais.
- Dar continuidade aos debates sobre o ENADE tendo em vista que historicamente o curso tem optado por boicotar a prova, no entanto está já não é uma decisão unanime do curso.

Finanças:

- Promover políticas financeiras, tais como: festas, camisetas, moletons, - chaveiros, adesivos, entre outros.
- Informar os gastos e lucros do CASS através dos meios de comunicação disponíveis. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O CASS (Centro Acadêmico de Serviço Social) não se responsabiliza pelo teor dos comentários publicados por visitantes do blog.